Descrição
Moradia com quatro frentes, para recuperar, no coração da Bendada, junto ao Lar, café, minimercado.
Ampla cozinha com lareira e uma adega com entrada interna pela cozinha e também acesso pelo exterior. Uma arrecadação junto à casa, com terraço e belas vistas para as montanhas que abraçam a aldeia. No primeiro piso temos a casa de banho com banheira e três quartos. Muita luz natural e excelente exposição solar.
Ainda hoje são visíveis no alto da serra da Senhora do Castelo alguns vestígios que se crê terem sido um aldeamento lusitano. Inclusivamente, a capela de Nossa Senhora do Castelo está ainda envolta numa construção granítica em semicírculo, cuja origem se desconhece, mas que pode também ela ter servido de edificação central (e principal) de uma zona muralhada que envolvia todo o alto da serra. Uma observação mais atenta da zona mais elevada da serra, a uma cota entre os 800 e os 900 metros de altitude, permite constatar a existência de amontoados de pedras em vários locais que poderiam perfeitamente ter sido o suporte de uma muralha.
São antigas as referências históricas às manifestações culturais da Bendada.
Trata-se de uma aldeia com profundas raízes nas áreas da música, do teatro de revista, do folclore e dos cânticos religiosos. Não é fácil atestar por escrito esta evidência, sendo que o primeiro documento de que há conhecimento sobre a fundação da Banda Filarmónica da Bendada, data de 28 de agosto de 1881 e é assinado por João d’Oliveira, António Nunes da Fonseca Faria e José d’Andrade. O instrumental teria sido então oferecido pela família Cunha.
Há referências a um grupo musical anterior à fundação da Banda Filarmónica (que remonta ao início da década de 70 do século XIX), fomentado tanto pela família Cunha como pela família Pereira de Castro, duas das famílias mais abastadas da aldeia à época. Teria sido inicialmente uma tuna, que depois viria então a derivar para a constituição formal de uma Banda Filarmónica.
Só por esta instituição, que em 2015 comemorou os 145 anos de existência, passaram muitas centenas de bendadenses, gerações após gerações, que acabaram por disseminar o gosto pela música praticamente em todos os habitantes da aldeia.
Marque a sua visita nesta, que poderá ser, sua casa de sonho!
Excluído do SCE, ao abrigo da alínea g) do nº 2 do artigo 18º do Decreto-Lei nº 101-D/2020, de 7 de dezembro.